
Este projeto foi inspirado na Literatura de Cordel, com panfletos apresentados ao público, presos por molas, ao longo de um cordel. Esta prática antiga em Portugal, levada para o Brasil, onde é muito popular no nordeste, e era uma forma de levar histórias e folclore para a população mais simples, na sua maioria analfabeta, de forma que se informassem a partir de textos simples e que recorrem a rimas.
As imagens dos folhetos da Literatura de Cordel são criadas com xilogravuras, uma antiga técnica de impressão, que recorre à gravação das imagens em madeira e posteriormente são cobertas de tinta para serem repassadas para o papel, por isso, na sua maioria, possuem apenas uma cor, frequentemente o preto.
Esta estética foi escolhida, uma vez que visa democratizar a informação ao usar modelos simples de comunicação e por isso adequado aos mais diversos perfis de público. O tema do projeto interessa a todos, de crianças a adultos, e impacta não somente o nosso presente, mas uma sociedade que seremos capazes de deixar para os que estão por vir.
Kommentit