top of page

Referências e influências estéticas





Este projeto foi inspirado na Literatura de Cordel, com panfletos apresentados ao público, presos por molas, ao longo de um cordel. Esta prática antiga em Portugal, levada para o Brasil, onde é muito popular no nordeste, e era uma forma de levar histórias e folclore para a população mais simples, na sua maioria analfabeta, de forma que se informassem a partir de textos simples e que recorrem a rimas. 


As imagens dos folhetos da Literatura de Cordel são criadas com xilogravuras, uma antiga técnica de impressão, que recorre à gravação das imagens em madeira e posteriormente são cobertas de tinta para serem repassadas para o papel, por isso, na sua maioria, possuem apenas uma cor, frequentemente o preto. 


Esta estética foi escolhida, uma vez que visa democratizar a informação ao usar modelos simples de comunicação e por isso adequado aos mais diversos perfis de público. O tema do projeto interessa a todos, de crianças a adultos, e impacta não somente o nosso presente, mas uma sociedade que seremos capazes de deixar para os que estão por vir. 



Kommentit


A artista

image.png

Jaqueline D. Moreira é formada em Gestão de Empresas, MBA em Gestão Estratégica, Mestre em Marketing e doutoranda em Mídia e Arte Digital.

 

Além da carreira acadêmica, como docente e doutoranda, também se dedica à escrita de livros infantis e ilustração. Criadora do projeto audiovisual “Ana Galocha”, voltado para o público infantil, que já conta com quatro curtas selecionados para 

Mostras de Cinema, sendo dois deles vencedores nas suas categorias.

 

Voluntária no Museu Monográfico de Conímbriga, na área de Desenho Multimídia, para encontrar soluções na criação de material infantil sobre o espaço. 

Duas das suas obras foram selecionadas e expostas na ARDES, exposição internacional e que estará vigente em Cyprus, Valencia e Barcelona.

Este projeto, "Liberdade por um fio" está em exposição em Portugal desde julho de 2023 e estará em exposição até o fim de 2024, nas comemorações da Revolução dos Cravos.

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page