O projeto “Liberdade por um fio” é um convite a refletir sobre a liberdade, usando a ditadura em Portugal como pano de fundo para confrontar o público com a vida sob um Estado opressor, repensar as suas vidas caso vivessem em uma ditadura e um desafio para estarem atentos à necessidade de mantermos a liberdade viva para todos nós.
Diário de Bordo
Tecnologias e técnicas utilizadas
Este projeto de Média Arte Digital (MAD) é um projeto de Narrativa Transmídia, que visa abordar o tema da liberdade a partir de três ferramentas:
Realidade Aumentada
Curta metragem
Rede social
O projeto consiste em 13 (treze) desenhos e animações digitais, que são visualizados pelo público, usando um aplicativo de Realidade Aumentada, a partir da interação com os folhetos expostos em cordéis.
Estes folhetos, inspirados nos folhetos da Literatura de Cordel, consistem em desenhos em preto e traçados simples. Eles apresentam apenas trechos das imagens, as quais para serem descobertas, é preciso interagir via telemóvel. Este é mais um conceito inserido no projeto, uma vez que as imagens não são claras por si e necessitam que o público busque a informação “censurada” pela artista, uma alusão à censura, que escondia a informação e escolhia o que podiam acessar.
Este projeto MAD, contém um curta metragem, que visa levar à reflexão sobre a liberdade e a falta dela. Assim como as imagens do artefato físico, todas as imagens da animação foram inspiradas no traçado simples da Literatura de Cordel e criadas digitalmente.
Este vídeo estará disponível ao público da exposição, via Realidade Aumentada, mas também estará disponível na plataforma Youtube, para que possa ser acessado posteriormente.
Para complementar a reflexão sobre o tema principal deste projeto, a liberdade, foi criado um perfil na rede social Instagram. Neste perfil, os usuários poderão conhecer outras proibições do Estado Novo, além de acessar curiosidades e passatempos que os levem a refletir sobre a necessidade de proteger a liberdade constantemente e a detectar sinais de alarme quando esta é ameaçada.
Kommentare