top of page

Objetivo de intervenção/comunicação

O projeto “Liberdade por um fio” é um convite a refletir sobre a liberdade, usando a ditadura em Portugal como pano de fundo para confrontar o público com a vida sob um Estado opressor, repensar as suas vidas caso vivessem em uma ditadura e um desafio para estarem atentos à necessidade de mantermos a liberdade viva para todos nós.


Diário de Bordo



Tecnologias e técnicas utilizadas


Este projeto de Média Arte Digital (MAD) é um projeto de Narrativa Transmídia, que visa abordar o tema da liberdade a partir de três ferramentas: 

  • Realidade Aumentada 

  • Curta metragem 

  • Rede social 


O projeto consiste em 13 (treze) desenhos e animações digitais, que são visualizados pelo público, usando um aplicativo de Realidade Aumentada, a partir da interação com os folhetos expostos em cordéis. 


Estes folhetos, inspirados nos folhetos da Literatura de Cordel, consistem em desenhos em preto e traçados simples. Eles apresentam apenas trechos das imagens, as quais para serem descobertas, é preciso interagir via telemóvel. Este é mais um conceito inserido no projeto, uma vez que as imagens não são claras por si e necessitam que o público busque a informação “censurada” pela artista, uma alusão à censura, que escondia a informação e escolhia o que podiam acessar. 


Este projeto MAD, contém um curta metragem, que visa levar à reflexão sobre a liberdade e a falta dela. Assim como as imagens do artefato físico, todas as imagens da animação foram inspiradas no traçado simples da Literatura de Cordel e criadas digitalmente. 


Este vídeo estará disponível ao público da exposição, via Realidade Aumentada, mas também estará disponível na plataforma Youtube, para que possa ser acessado posteriormente. 


Para complementar a reflexão sobre o tema principal deste projeto, a liberdade, foi criado um perfil na rede social Instagram. Neste perfil, os usuários poderão conhecer outras proibições do Estado Novo, além de acessar curiosidades e passatempos que os levem a refletir sobre a necessidade de proteger a liberdade constantemente e a detectar sinais de alarme quando esta é ameaçada. 


Kommentare


A artista

image.png

Jaqueline D. Moreira é formada em Gestão de Empresas, MBA em Gestão Estratégica, Mestre em Marketing e doutoranda em Mídia e Arte Digital.

 

Além da carreira acadêmica, como docente e doutoranda, também se dedica à escrita de livros infantis e ilustração. Criadora do projeto audiovisual “Ana Galocha”, voltado para o público infantil, que já conta com quatro curtas selecionados para 

Mostras de Cinema, sendo dois deles vencedores nas suas categorias.

 

Voluntária no Museu Monográfico de Conímbriga, na área de Desenho Multimídia, para encontrar soluções na criação de material infantil sobre o espaço. 

Duas das suas obras foram selecionadas e expostas na ARDES, exposição internacional e que estará vigente em Cyprus, Valencia e Barcelona.

Este projeto, "Liberdade por um fio" está em exposição em Portugal desde julho de 2023 e estará em exposição até o fim de 2024, nas comemorações da Revolução dos Cravos.

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page